Dica de Livro: Cristianismo Puro e Simples

dica_livro_cslewis_cristianismopuroesimples

Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C.S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Essas palestras viriam a tornar-se, algum tempo depois, o clássico livro em questão, porém ajustado por Lewis para ser apresentado na forma impressa.

Vale lembrar que C.S. Lewis, nascido em 1898, na Irlanda, foi ateu até 1929, quando se converteu ao cristianismo. Professor de Literatura em Cambridge, Lewis tem um vasto legado na apologética cristã; além de “Cristianismo Puro e Simples”, “A Abolição do Homem”, “Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz”, “Milagres” e “O Problema do Sofrimento” são os outros da [minha] lista. Ah, claro, não podemos esquecer de “As Crônicas de Nárnia”, que apresenta o cristianismo numa abordagem fictícia.

O livro

Separado em 4 partes (Livro I, Livro II, Livro III e Livro IV), Lewis apresenta tudo que é de mais essencial e profundo na cosmovisão cristã, sem perder “a graça” ou precisar que o leitor tenha cursado Filosofia ou Teologia. Poderia ser intitulado tranquilamente como “Cristianismo para Leigos” [for Dummies] ou “Por que ser Cristão é a melhor escolha”.

Começando pelos temas filosóficos mais essenciais e discussões comuns acerca da moralidade, do certo e errado, da existência de Deus e etc., Lewis caminha com o leitor ao longo do livro para temas cada vez mais elevados. É impressionante perceber, já no Livro IV, sobre a maneira magistral que se foi levado a considerar e refletir acerca dos temas ali apresentados. Estou me segurando para não revelar spoilers.

Como ex-ateu, Lewis consegue se identificar com as questões mais íntimas do leitor agnóstico e levá-lo a considerar o cristianismo como racional e plausível; como cristão, ele chama seus irmãos a, de uma vez por todas, entenderem o cristianismo, em sua essência, enquanto filosofia de vida, enquanto verdade e suas implicações práticas (e eternas!).

A cada capítulo é um novo insight do autor, que justamente requereriam um bom tempo para reflexão; logo, mais grifos com o lápis que precisa ser apontado e mais pessoas à mente que precisa presentear com esta pérola.

 

 

Leitura obrigatória!

Minha torcida é que você, caro leitor, realmente leia “Cristianismo Puro e Simples”. Há motivos totalmente compreensíveis para que, após 60 anos, este livro permaneça um Best Seller.

Mais exaltada ainda é a maneira que Deus usou um ex-ateu para pregar, de forma tão pura e tão simples – sem trocadilhos – sobre as verdades mais profundas de Sua Natureza e de Seu Amor.

Eu amo ter o livro em mãos para ler, mas para quem não puder comprar o livro deixo aqui um link para baixar o PDF e ter a oportunidade de ter a leitura desse maravilhoso livro: Cristianismo puro e simples – C. S. Lewis

 

Gratidão!

Deixem aqui seus comentários.

 

Anna Maktub
Café com Terapia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: