Aprendendo a Perdoar

Hoje eu comecei os meus 21 dias de Despertar, a cada dia preciso colocar em prática algo na minha vida que eu ainda tenho dificuldade em lidar, e para começar acredito que preciso colocar o que mais tenho dificuldade, o perdão, e para isso é necessário listar tudo o que ainda não perdoamos e exercitar o perdão acima de tudo o que foi listado naquele mesmo dia, no caso hoje.

Quem quiser despertar comigo vem fazer parte desses #21diasdesperto no instagram do Café com Terapia @cafecomterapia

O perdão

perdao

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

Mateus 18:21,22

O perdão é uma necessidade básica e tão difícil de possuir… e perdoar é esquecer? Não! Esquecer é alzheimer, perdoar, é libertar a nossa alma do ressentimento! É um treinamento constante, e só é possível se houver amor incondicional.

As pessoas nos machucam, coisas nos machucam, nós mesmos nos machucamos, mas
o  perdão é uma das coisas mais libertadoras que alguém pode fazer. A falta de perdão é como uma pedra amarrada na perna de alguém, que a arrasta para o fundo do mar.

Se Deus perdoou os nossos pecados e se nós queremos ser parecidos com Deus, que motivos podemos ter para não perdoar alguém?

Somos imperfeitos, esse é o motivo que faz o perdão ser tão difícil.

Mas, o perdão é algo que deveria algo a ser estudado mais profundamente, em cada ser… vejamos, Deus perdoa aqueles que se arrependem de coração. Então, acredito que assim devemos ser, se alguém nos faz um mal e se arrepende de coração e nos pede o seu perdão, assim devemos o dar, perdoar e se livrar dessa pedra que te prende em um só lugar que é a falta de perdão. Agora se a pessoa te faz um mal e não pede perdão e não se arrepende e não mostra que se sente arrependido pelo mal cometido, então, acredito que precisamos aprender desfazer a ligação de sentimentos ruins para com a pessoa, pois assim já é um principio de perdão, o primeiro passo.

Como perdoar

  1. Lembre-se do que está envolvido em perdoar. Perdoar não significa fechar os olhos aos erros de outros ou fingir que nada aconteceu. Você simplesmente abre mão de guardar ressentimento.

  2. Reconheça que perdoar traz benefícios. Abrir mão da raiva e do ressentimento pode ajudá-lo a se manter calmo, melhorar sua saúde e aumentar sua felicidade. (Provérbios 14:30; Mateus 5:9) Mais importante do que isso: o segredo para ganhar o perdão de Deus é perdoar outros. — Mateus 6:14, 15.

  3. Coloque-se no lugar de outros. Todos nós somos imperfeitos. (Tiago 3:2) Gostamos quando outros nos perdoam. Por isso, também devemos perdoar outros. — Mateus 7:12.

  4. Seja razoável. Quando tivermos de lidar com uma ofensa pequena, podemos aplicar o conselho da Bíblia: “Continuem a suportar uns aos outros.” — Colossenses 3:13.

  5. Não demore. Faça esforço para perdoar o mais rápido possível, em vez de permitir que a raiva tome conta de você. — Efésios 4:26, 27.

Se nós perdoarmos, receberemos perdão; essa é uma verdade que nos deve motivar. Se realmente compreendemos o que Jesus fez na cruz, o perdão deve fluir no nosso coração.

E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os seus pecados. Mas, se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”.
Marcos 11:25-26

Não devemos esquecer que também podemos ter magoados pessoas pelo nosso caminho, e a essas pessoas que peço perdão, e espero que uma semente de amor, paz e perdão nasça em seus corações.

Você está pronto para perdoar? Deixem seus comentários, falem sobre suas dificuldades com o perdão, vamos conversar sobre esse assunto…

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: